English Português
III CONGRESSO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA JURÍDICA E DIREITO PENAL
5, 6 e 7 de Novembro de 2020Natal - Rio GRande do Norte

PALESTRANTES

ALINE LOBATO

Psicóloga. Doutora e mestre em Psicologia Investigativa pela Universidade de Liverpool-Inglaterra. Especialista em Psicologia Clínica pela Universidade Estadual da Paraíba-UEPB. Professora efetiva e titular do Departamento de Psicologia e do Departamento de Direito-UEPB. Foi coordenadora dos Cursos de Especialização em: Inteligência Policial e Análise Criminal; Direito Penal e Processual Penal e em Segurança Pública (MJ/SSP-PB/ACADEPOL-PB/UEPB). Professora de cursos de especialização em: Direito Penal; Segurança Pública; Perícia Criminal; Inteligência Policial e Análise Criminal (UEPB). Professora dos Cursos de Especialização em: Segurança Pública da Polícia Militar do Estado da Paraíba-PB; Ciências Criminais-CESREI-PB; Psicologia Jurídica-FIP-PB; Psicologia Jurídica-FACHO-PE; Perícia Criminal & Ciências Forenses-DALMASS-PA; Psicologia Jurídica e Inteligência Criminal-INCURSOS-GO; Criminal Profiling-IPEBJ-SP. Professora ministrante de vários cursos para a Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal, Escolas de Magistratura, Fóruns Criminais e Universidades, na área de Análise da Cena do Crime e do Perfil dos Criminosos; Comportamento Criminal; Técnicas de Investigação; Geografia do Crime; Criminal Profiling e Psicologia Investigativa. Palestrante em congressos e simpósios nacionais e internacionais. Avaliadora de artigos e membro de corpo editorial de Revistas Científicas. Ex-presidente da Associação Brasileira de Psicologia Jurídica-ABPJ. Ex-Diretora do Diretório Regional Nordeste da ABPJ. Vice-Presidente do Instituto Brasileiro de Segurança e Justiça-iBRASJUS. Única brasileira com mestrado e doutorado em Investigative Psychology (Psicologia Investigativa).

ADRIAN RAINE

Psicólogo. Professor de Criminologia, Psiquiatria e Psicologia da Universidade da Pensilvânia. Doutorado em Psicologia pela Universidade de York-Inglaterra. Graduação em Psicologia Experimental na Universidade de Oxford-Inglaterra. Sua pesquisa interdisciplinar concentra-se na etiologia e prevenção de comportamentos antisociais, violentos e psicopáticos em crianças, adolescentes e adultos. Pesquisador principal em 18 bolsas de pesquisa extramural e mentor principal em 11 prêmios de pré e pós-doutorado do NIH. Publicou mais de 450 artigos de periódicos e capítulos de livros, além de 7 livros e fez mais de 400 palestras em 29 países. Seu livro mais recente, The Anatomy of Violence, analisa as bases cerebrais da violência e desenha implicações futuras para a punição, previsão e prevenção de infrações, bem como as preocupações neuroéticas em torno deste trabalho. Ex-presidente da Academia de Criminologia Experimental. Recebeu diversos prêmios, entre eles, diploma honorário da Universidade de York-Inglaterra (2015) e o Lifetime Achievement Award em Psicopatia, recebido da Society for the Scientific Study of Psychopathy (2017).

ALFREDO VELAZCO

Psicólogo. Policial. Cientista Forense. Criminal Profiler. Instrutor dos Criminal Profilers do México. Mestre em Criminologia. B.A em Psicologia pela Ciudad Juárez University. Trabalhou em um laboratório forense na Ciudad Juárez de 2005 à 2014. Atualmente é consultor de muitas agências de advocacia e departamentos de polícia nas cidades do México, Guatemala, Panamá, Equador, Argentina, Peru, Colombia, Brasil, Italia, Espanha. Fundador da Unidade de Ciência Comportamental do México e do Grupo Especial de Polícia Científica. Autor da obra Criminal Profiling: The History (2014) e da obra Psicopathology of Homicide and Serial Killers (2017).

ANA SANI

Professora Associada da Universidade Fernando Pessoa-UFP-Portugal. Doutora em Psicologia da Justiça pela Universidade do Minho. Coordenadora do Mestrado em Psicologia da Justiça: Vítimas de Violência e de Crime-UFP. Co-coordenadora da Unidade de Psicologia Forense da Clínica Pedagógica de Psicologia-UFP. Perita Forense. Investigadora e Co-coordenadora do Observatório Permanente Violência e Crime (OPVC). Membro integrado externo do Centro de Investigação em Estudos da Criança-Universidade do Minho-Portugal. Colabora do Centro de Investigação em Ciências Sociais e do Comportamento (FP-B2S) da UFP. Desenvolve investigação nas áreas de Vitimologia e Psicologia Forense, em especial nos temas da vitimação e proteção da criança, sistema de justiça, crime e (in)segurança. Autora de várias publicações nacionais e internacionais.

EMILY ALISON

Psicóloga. Mestre em Psicologia Forense e Investigativa pela Universidade de Liverpool-Inglaterra. Graduada em Ciências Comportamentais e Direito pela University Wisconsin Madison-EUA Diretora do Protágoras Forensic Interventions Ltd. Pesquisada Associada em Psicologia Forense e Investigativa na Universidade de Liverpool-Inglaterra. Sua pesquisa interdisciplinar concentra-se em: entrevistas e interrogatórios; violência doméstica e em construção de resiliência em crianças com risco de violência. Pesquisadora principal em 12 bolsas de pesquisa financiadas pelo The Home Office-FBI. Desenvolveu programas de redução da violência em mais de 60 escolas no Reino Unido, bem como programas de violência doméstica para correções e liberdade condicional nos EUA e no Reino Unido. Seus dois livros mais recentes (com Laurence Alison), Rapport (publicado pela Penguin) e Rapport, Resistencia and Reatância: O Uso da ORBIT para Aplicação da Lei, Segurança e Entrevistas Militares (publicado pela OUP), analisa a importância da construção de rapport para o desenvolvimento mental, saúde física e o uso de relacionamento na extração de informações em entrevistas policiais, de segurança e de inteligência militar.

FEDERICO BAUDINO

Advogado e Perito. Advogado pela Universidade Nacional de Córdoba-Argentina. Doutor Honoris Causa-Federação Iberoamericana de Advogados. Pós-Graduação em Criminalística e Criminologia pela Ateneo Universidade-México. Graduação em Criminalística e Criminologia pela Universidade Siglo XXI-Argentina. Calígrafo Público pela Universidade Nacional do Rosário-Argentina. Perito em Reconstrução Virtual de Casos Criminais. Professor da Universidade Nacional de Córdoba. Professor da Universidade Católica de Córdoba-Faculdade de Advocacia. Foi Professor titular do Instituto Superior de Ciências Econômicas e Tecnológicas-Argentina. Trainer e Distribuidor para Argentina e México da empresa Norteamericana FARO Tecnologias. Procurador da Procuradoria Geral do Poder Judiciário de Córdoba-Argentina (2012 à 2017). Diretor de Pós-Graduação em Criminalística e Criminologia-pela Ateneo Universidade-México. Perito Calígrafo oficial do TSJ-Argentina. Consultor técnico em países como, Brasil, Espanha, Peru, Bolívia, Chile, Paraguai, entre outros. Fundador e coordenador acadêmico da diplomação em Ciências Forenses e Investigação Criminal da Universidade Católica de Córdoba-Argentina. Membro do Comitê Científico da Revista de Criminalística Skopein (www.skopein.org). Membro da Associação de Magistrados e Funcionários da Província de Córdoba-Argentina. Palestrantes em congressos internacionais em países como, Argentina, Brasil, México, Peru, Bolívia, Venezuela, Chile, Itália, Espanha. Autor de vários trabalhos de pesquisa e publicações em Ciências Forenses e Criminalística.

LAURENCE ALISON

Psicólogo. Professor de Psicologia Forense e Investigativa na Universidade de Liverpool-Inglaterra. Doutor em Psicologia Forense e Investigativa pela Universidade de Liverpool-Inglaterra. Graduação em Psicologia pela University College London-Inglaterra. Sua pesquisa interdisciplinar concentra-se em: entrevistas e interrogatórios; tomada de decisões de alto risco e criação de perfil de infratores. Pesquisador principal em mais de 30 bolsas de pesquisa financiadas pela Comissão Europeia, Ministério do Interior, FBI e Instituto de Pesquisa do Exército. Publicou mais de 300 artigos de periódicos e capítulos de livros, além de 12 livros, e fez mais de 500 palestras em congressos em mais de 20 países. Seus dois livros mais recentes (com Emily Alison), Rapport (publicado pela Penguin) e Rapport, Resistência and Reatância: O Uso da ORBIT para Aplicação da Lei, Segurança e Entrevistas Militares (publicado pela OUP), analisa a importância da construção de rapport para o desenvolvimento mental, saúde física e o uso de relacionamento na extração de informações em entrevistas policiais, de segurança e de inteligência militar. Reconhecido internacionalmente por trabalhos que têm impacto no mundo real, onde os prêmios incluem um Gold Award por impacto da Associação Internacional de Chefes de Polícia-EUA.

MAURO PAULINO

Psicólogo Forense. Doutorando em Psicologia Forense na Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação na Universidade de Coimbra (FPCE-UC). Mestre em Medicina Legal e Ciências Forenses pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Especialista Avançado em Psicologia da Justiça pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Coordenador do Instituto de Psicologia Clínica e Forense-MIND. Consultor do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses-IP. Coordenador da pós-graduação de Psicologia Forense da Universidade Autónoma de Lisboa. Autor e Coordenador de vários livros. Docente convidado em várias universidades nacionais e internacionais. Membro do Laboratório de Avaliação Psicológica e Psicometria (PsyAssessmentLab) (FPCE-UC). Membro da Comissão de Ética do Centro de Investigação em Psicologia (CIP) da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL). Membro Benemérito da ABPJ.

ALFREDO MAIO

Médico Legal. Perito Legista da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro. Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Saúde, Medicina Laboratorial e Tecnologia Forense pela UERJ. Especialização em Medicina do Trabalho e Medicina Legal-UFRJ. Professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ. Professor da Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. Diretor Executivo da Empresa O Júri e a Perícia.

ALTIERE PONCIANO

Psicólogo, Clínico e Jurídico. Mestrando no Mestrado Internacional em Ciências Criminológico-Forense na Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales de Buenos Aires, Argentina. Formação em Saúde Mental e Direito no IPq-USP, habilitação a Perícia Psicológica. Aluno da formação em Psicanálise do Corpo Freudiano-Escola de Psicanálise-Seção Belém. Diretor executivo e responsável técnico da Fortiori Consultoria em Psicologia. Professor da Pós-graduação em Avaliação Psicológica da Dalmass. Ministraaulas em: Avaliação Psicológica no Contexto Pericial e Forense; Elaboração de Documentos Provenientes de Avaliação Psicológica; Orientação Profissional e de Carreira e Supervisão. Perito Ad Hoc e Assistente Técnico em causas civis, criminais e trabalhistas. Desenvolve pesquisa sobre: interface do Direito Penal com a Psicanálise, em especial a atuação do Psicólogo no Sistema Prisional Brasileiro, o Exame Criminológico e a Individualização da Execução da Pena. Ex-presidente da Associação Brasileira de Psicologia Jurídica-ABPJ, gestão 2015-2017. Ex-Diretor do Regional Norte da Associação Brasileira de Psicologia Jurídica-ABPJ. Coordenador do Projeto de Pesquisa e Extensão Psicologia nas Ruas com objetivo de reduzir riscos e levar informação a população sobre saúde mental e qualidade de vida. Coordenador no Estado do Pará do Projeto GDUCC-Grupo de Diálogo Universidade-Cárcere-Comunidade, uma parceria da USP-FORTIORI-SUSIPE. Coordenador técnico de Psicologia Clínica e Jurídica da EgFocus em Luanda, Angola.

ANA CRISTINA MENDONÇA

Advogada. Professora de Direito Processual Penal do CERS, PCJ e PEO. Professora da Escola da Magistratura do Rio de Janeiro (EMERJ), da Fundação Escola e da Associação do Ministério Públicodo Estado do Rio de Janeiro. Professora de Direito Processual Penal e Prática Forense Penal daUniversidade Candido Mendes, aprovada em concurso público, além de diversos cursos deEspecialização e Pós-graduação. Autora de obras jurídicas, entre as quais: Prática Penal;Descomplicando-Processo Penal e Delegado de Polícia-Teoria e questões comentadas, da EditoraArmador/JusPodivme co-organizadora do VadeMecum Penal, da Editora Armador/JusPodivm.

ANTÔNIO SERAFIM

Psicólogo. Diretor do Serviço de Psicologia e Neuropsicologia do Instituto de Psiquiatria (IPq-HCFMUSP). Coordenador do Núcleo de Psiquiatria e Psicologia Forense (IPq-HCFMUSP). Professor Colaborador do Departamento de Psiquiatria-FMUSP. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento-IPUSP. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde-UMESP.

ANTÔNIO EÇA

Médico. Psiquiatra. Mestre em Psicologia-Universidade São Marcos (1998). Especialização em Psiquiatria-Associação Brasileira de Psiquiatria (1981). Graduação em Medicina-Faculdade de Medicina da Fundação do ABC (1974). Formação em Psiquiatria-Manicômio Judiciário do Estado de São Paulo-Hospital de Custódia e Tratamento 'Prof André Teixeira Lima' (1975-1978). Atualmente é diretor médico do Centro de Atualização em Saúde-CAS. Professor de cursos de graduação e pós-graduação em: Psiquiatria Clínica, Psicopatologia Forense, Medicina Legal e Criminologia. Experiência na área de Medicina, com ênfase em: Psiquiatria Clínica, Psiquiatria Forense, Psicoterapia e Medicina Legal. Atua como perito e assistente técnico em varas Criminais, Cíveis e da Família.

CARLOS EDUARDO PALHARES

Perito Criminal Federal lotado no Instituto Nacional de Criminalística-Brasília-DF. Pós-doutorando em Antropologia Forense pela Faculdade de Medicina da Universidade de Granada-Espanha. Doutor em Ciências, com concentração em Patologia/Medicina Legal-FMRP-USP. Mestre em Ciências da Saúde. Ex Chair do INTERPOL DVI Standing Committee e do INTERPOL DVI Working Group. Palestrante Nacional e Internacional no tema Identificação de Vítimas de Desastres. Professor da Academia Nacional de Polícia. Coordenador Associado do Projeto nº 37 do Edital Ciências Forenses da CAPES (Pro-Forenses).

CARMELA ALENCAR

Mestre em Perícias Forense pela UPE. Especialista em Saúde Pública pela UNAERP. Especialista em Metodologia do Ensino Superior. Presidente da Sociedade Brasileira de Enfermagem Forense. Presidente da Regional Pernambuco da Sociedade Brasileira de Enfermagem e Estética. Membro da Comissão Nacional de Enfermagem Forense-COFEN. Membro da Comissão de Perícias Forense da OAB-PE. Auditora do HMAR-Exército Brasileiro. Enfermeira do Complexo Hospital da UPE. Conselheira do Conselho Estadual de Saúde. Membro da Comissão Executiva e da Saúde Mental e do GT de Saúde da Mulher no CES/PE.

CHRISTIAN COSTA

Psicólogo e Filósofo. Doutorando pela PUC de São Paulo (Bolsa CAPES). Mestrado pelo Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, na área de Psiquiatria Forense. Especialização em Terapia Cognitiva pelo Instituto de Terapia Cognitiva de São Paulo. Aperfeiçoamento em Comportamento Homicida pela Universidade Nacional de La Plata-Argentina. Atua na área clínica e criminal há 20 anos, relacionando ciência e prática na compreensão e intervenção de atos violentos, psicopatológicos e criminosos. Foi psicólogo responsável pelo setor de Psicologia Forense do Presídio da Polícia Militar de São Paulo de 2004 a 2012. Foi Colaborador do Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça de 2006 a 2008. Diretor do Centro de Estudos do Comportamento Criminal-CECCRIM. Consultor e palestrante em eventos científicos em todo o território nacional. Autor do livro “Se o Mal Tivesse um Nome”. Autor da Escala de Verificação da Psicopatia PCL-SV (Pearson-em validação) e da Escala de Avaliação do Grau de Maturidade Criminal (Vetor Editora-em conclusão). Em parceria com o Dr. Kevin Beaver da Faculdade de Criminologia da Universidade Estadual da Flórida, tem artigos indexados publicados no Journal of Criminal Justice. Foi coordenador do curso de Especialização em Psicologia Jurídica das Faculdades Educatie em São Paulo.??Suas análises de casos de repercussão nacional podem ser vistas nos programas Investigação Criminal do canal AXN e no programa Anatomia do Crime do canal Investigative Discovery na Netflix.

CÍCERO MORAES

Graduado em Marketing. 3D designer brasileiro. Especialista em reconstrução facial forense, projeto e confecção de próteses faciais humanas, próteses veterinárias, planejamento de cirurgias faciais, recuperação digital de patrimônio arqueológico e o desenvolvimento de add-ons em Python para o Blender, nas áreas de cirurgia ortognática, ortodontia e rinoplastia, reconstrução de cenas de crimes. Por suas contribuições recebeu diversas honrarias dentre elas: sete moções de aplauso (2013-2017) oferecidas pela Câmara de Vereadores de Sinop; Comenda Colonizador Enio Pipino (2014); Título de Cidadão Mato-Grossense (2015); Reconhecimento por parte do Governo Regional de Lambayeque (Peru) pela reconstrução facial do Senhor de Sipán (2017); Medalha Inca Garcilaso de la Vega (2017); reconhecimento do Ministério da República Tcheca (2018) e um reconhecimento da Arquidiocese de Kosice-Eslováquia (2019) pelas suas contribuições a religião oficial e à história do país. Seus trabalhos foram noticiados nos principais meios de comunicação do mundo e as publicações foram traduzidas para mais de 100 idiomas, contemplando o impressionante número de quase 7 bilhões de falantes.

DENIS LINO

Psicólogo. Mestre em Psicologia Forense e Investigativa pela Universidade de Liverpool-Inglaterra. Especialista em Psicologia Jurídica e Investigação Criminal pelas Faculdades Integradas de Patos-FIP. Graduado em Psicologia com foco em Clínica Psicanalítica pela Universidade Estadual da Paraíba-UEPB. Pesquisador Assistente Honorário no Departamento de Ciências Psicológicas da Universidade de Liverpool-Inglaterra. Atua como pesquisador e professor em Psicologia Jurídica e Psicologia Investigativa, com artigos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais e trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais.

DORIÉLIO BARRETO

Cirurgião-Dentista. Advogado. Psicólogo. Mestre em Odontologia Social. Especialista em Odontologia Legal. Habilitado em Hipnose pelo CFO. Professor (aposentado) da UFRN, na Disciplina de Orientação Profissional e Odontologia Legal. Ex-Professor da UnP, UniFacex e Estácio, na Disciplina de Psicologia Jurídica. Ex-Presidente da ABO e do CRO-RN. Ex-Conselheiro Suplente do CFO. Ex-Juiz Classista do TRT-RN. Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Hipnose.

EDIR PAIXÃO

Tenente Coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). subcomandante do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará - CBMCE. Mestre em Saúde Pública pela UFCE. Especialista em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos-UFC. Especialista em Planejamento de Defesa Civil-FAMETRO. Bacharel em Direito-UFC. Licenciado em Física-UECE. Gerenciador de Crises pela Guarda Costeira Americana-EUA). Coordenador do Curso de Atendimento a Tentativa de Suicídio do CBMCE. Docente da Academia Estadual de Segurança Pública. Escritor. Palestrante. Autor de livros e artigos sobre prevenção, abordagem e posvenção a suicídio.

FERNANDO DE JESUS

Psicólogo. Contador. Habilitação Básica em Química, Técnico em Contabil. Perito Criminal Federal-Classe Especial-Área Contábil (Aposentado). Chefe do Serviço de Criminalística na SR/AM por dez anos. Ex-Coordenador de Ensino e Coordenador de Altos Estudos de Segurança Pública da Academia Nacional de Polícia. Pós-graduado em: Auditoria Contábil; Inteligência Estratégica; Gerenciamento de Projetos (FGV/Brasília) e Gerenciamento Estratégico (Universidade da Califórnia do Sul). Cursos de investigação pelo Drug Enforcement Administration, FBI, ILEA, CICAD/OEA e EUROPOL. MBA em Gestão Empresarial pela FGV/ESUP-Goiânia. Doutor em Psicologia Social e Básica pela Universidade de Santiago de Compostela-Espanha. Bolsista do Governo Britânico, estágio de Pós-doutorado na Universidade de Liverpool-Inglaterra. Pós-doutorado em Ciências Jurídicas e Garantias Constitucionais pela Universidad Nacional de La Matanza (Argentina). Consultor do PNUD/ONU-Projeto Diagnóstico da Perícia Criminal no Brasil. Professor universitário em pós-graduação (IPECON, IPOG, IPEBJ e IN-CURSOS). Palestrante, escritor, vários livros e artigos publicados (em congressos, encontros e revistas técnicas). Avaliador de artigos em Revistas Científicas. Diretor da empresa de consultoria e cursos Evidenze.

GABRIELLA NÓBREGA

Perita Oficial Criminal. Superintendente de Departamento do IPC-PB. Doutoranda em Direito pela Universidade Católica de Buenos Aires. Mestre em Perícias Forenses pela UPE/PE. Especialista em Ciências Jurídicas-Universidade Potiguar/RN. Especialista em Gestão Estratégica da Segurança Pública-UEPB. Professora (graduação e pós-graduação) e Coordenadora da Graduação em Direito-FESP/PB. Professora da Graduação em Direito-IESP/PB. Professora convidada da Pós Graduação das instituições: Fundação Escola Superior do Ministério Público da Paraíba-FESMIP; IESP/PB; Centro Universitário de João Pessoa-UNIPÊ/PB. Professora Instrutora da Academia de Ensino da Polícia Civil do Estado da Paraíba-ACADEPOL/PB.

HUMBERTO GARAY

Pós-Graduado em Inteligência Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Especialista em Políticas e Gestão da Segurança Pública e Privada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS. Bacharel em Ciências Militares Área de Defesa Social pela Academia de Polícia Militar da Brigada Militar. Diretor de Governança e Compliance no Instituto SAGRES-Política e Gestão Estratégica Aplicada. Área de Defesa Social pela Academia de Polícia Militar da Brigada Militar. Foi Comandante da Academia de Polícia Militar da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul. Oficial e Corregedor da Corregedoria-Geral da Brigada Militar, onde conduzir inúmeras investigações de corrupção e desvios de condutas. Como adido militar da Procuradoria Geral da Justiça-Ministério Público, implantou e coordenou o Núcleo de Inteligência do Ministério Público-NIMP e o Laboratório de Combate à Lavagem de Dinheiro-LAB/LD-Antifraudes. Na Secretaria da Justiça e da Segurança do RS, implementou o Sistema de Inteligência e de Interceptações Telefônicas e Telemática. Foi analista do Departamento de Inteligência e Assuntos Estratégicos para a Segurança Pública-SSP/RS. Consultor de Inteligência Empresarial e de Governo. Consultor para o desenvolvimento de tecnologia e sistemas organizacionais voltados às atividades de inteligência corporativa e de governo. Governança de Dados e Proteção do Conhecimento-Contraintelgência. Professor e palestrante de diversos cursos voltados à Inteligência, gestão de dados e proteção do conhecimento no Brasil e América Latina. Sócio fundador do Instituto Brasileiro de Segurança e Justiça-iBRASJUS.

LEONARDO FARIA

Psicólogo. Mestrando em Ciências Criminológicas-Forenses. Especialista em Neuropsicologia. Especialista em Criminologia. Especialista em Psicologia Jurídica. Psicólogo Criminal da Polícia Técnico-Cientifica do Estado de Goiás, aonde realiza perícias psicológicas em vítimas e acusados em situações de violência. Professor da Academia Estadual de Segurança Pública do Estado de Goiás; Escola Superior de Polícia Civil do Estado de Goiás. Carreira profissional na docência de ensino superior, em nível de graduação e pós-graduação nas seguintes instituições: DALMASS (em várias cidades do Brasil);PUC-GO; NEPNEURO-GO; IPEBJ-SP. Consultor Conselheiro efetivo do Conselheiro Regional de Psicologia (2016-2018). Consultor na mídia impressa, rádio, televisão e virtual, em temas relacionados à Avaliação Psicológica, Neurociência e Criminologia. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Ex-Diretor Financeiro da Associação Brasileira de Psicologia Jurídica-ABPJ.

ONIVAN ELIAS

Tenente Coronel da Polícia Militar do Estado da Paraíba. Doutor em Ciências Políticas de Segurança e Ordem Pública. Mentor e primeiro comandante do Grupamento de Ações Táticas Especiais da Paraíba. Ex-comandante do Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) e do Pelotão de CHOQUE do Estado da Paraíba. Comandante do Centro de Pós-Graduação e Pesquisa da Polícia Militar da Paraíba. Vice-Diretor do Centro de Educação da Polícia Militar da Paraíba. Instrutor da Força Nacional de Segurança Pública na disciplina de Gerenciamento de Crises e Agentes Químicos. Tutor do curso de gerenciamento de crises no Ensino à Distância promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública-Ministério da Justiça. Referências nacional no campo de Resolução de Eventos Críticos. Conhecido por sua vasta experiência como instrutor pioneiro em Gerenciamento de Crises no Brasil e exterior.

RUI MATEUS

Doutor em Ciências, com ênfase em Neurociência Cognitiva-Programa de Pós-Graduação do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo-USP. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem-Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP. Especialista em Psicologia da Saúde, Práticas Clínicas e Hospitalares-UNESP. Professor de Neurociência e Criminalidade e Análise do Comportamento Comunicativo nos Cursos: Criminal Profiling; Psicologia Jurídica e Criminologia do Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos-IPEBJ-Ribeirão Preto-SP. Graduado em Psicologia-Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba-FEA. Possui experiência como professor universitário e psicólogo nas áreas de Neurociência e Psicologia aplicada em diversos cursos de graduação e pós-graduação. Ex-vice-presidente da Associação Brasileira de Psicologia Jurídica-ABPJ

SONIA ROVINSKI

Psicóloga. Pós-doutorado em Avaliação Psicológica (UFRGS). Doutora em Psicologia Clínica e da Saúde (Universidade de Santiago de Compostela). Mestre em Psicologia Social e da Personalidade (PUC-RS). Especialista em Psicologia Jurídica (CFP). Especialista em Criminologia (PUC-RS).Psicóloga Judiciária do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (1993-2013). Professora nos cursos de pós-graduação, UNISINOS, UFCSPA, UnP-RN, UPF, IPOG, lecionando a matéria de Perícia Psicológica Forense. Ex-Diretora Científica da Associação Brasileira de Psicologia Jurídica-ABPJ (2010-2011). Autora e coautora de livros sobre tema da Avaliação Forense, entre eles “Fundamentos da Perícia Psicológica Forense” (Ed Vetor, 2013).